Let’s go run?

Postado em Atualizado em

dicas-para-comecar-a-correr-rumo-aos-5-km-229847-1

Ola pessoal,

espero que voces estejam bem e estejam firme na malhacao. Eu estou me mantendo na firmeza, pelo menos por enquanto. Consegui parar minha compulsao por doce, o que ja acho uma vitoria. E estou conseguindo manter o ritmo da ginastica. Mas nao é disso que gostaria de escrever neste post, entao vamos logo ao que interessa.

Sempre amei correr. minha mae conta que quando eu era crianca vivia correndo, fazia tudo correndo. Na adolescencia nao foi diferente, corria 12 km so pq gostava de correr. Mas ha 10 anos tive um problema no joelho que me impossibilitou de correr, de fazer spinning e de pegar pesado na malhacao; pra meu grande desespero. Quem me conhece sabe que eu adoro malhar, adoro suar e liberar endorfina (Sim, isto me mantem de bem comigo e com o mundo), e esta situacao me fazia descontar nos docinhos. :/

Vindo pra França, eu fui ver uma ostheopathe , fiz exames e nao foi constatado nada no meu joelho. Pelo menos na rotula. Meu unico problema é na parte externa da coxa, o tal do musculo que nao se desenvolveu tanto quanto a parte interna. Enfim… nada tao grave, no meu caso.

A boa noticia é que voltei a correr, estou indo bem devagar pra nao por tudo a perder.

Entao hoje quero passar pra voces algumas dicas para aqueles que estao querendo se aventurar. No final das dicas voces encontraram tambem o plano que estou seguindo.

Dicas

1. Procure um médico: antes de começar a fazer qualquer atividade física, é muito imporante fazer uma consulta médica e pedir um check-up, para conferir se seu organismo está preparado para começar a correr.

2. Invista em um equipamento adequado: um tênis próprio para corrida é essencial para quem pretende praticar a atividade regularmente. Ele ajuda a diminuir o impacto sobre as articulações, evitando lesões, e dá o conforto necessário para a prática da corrida. Um frequencímetro também é importante para controlar a frequência cardíaca.

3. Comece devagar: não adianta sair correndo no primeiro dia. Para adquirir resistência e condicionamento físico, é preciso começar caminhando pequenas distâncias, que, gradativamente, evoluem para corridas de 20 a 30 minutos sem parar. Quem está saindo do sedentarismo pode começar com treinos de duas a três vezes por semana, aumentando aos poucos o tempo de cada uma das sessões para 60 minutos.

4. Faça os treinos em parques: locais planos, com sombra e bem arborizados são ótimos para correr. Além do visual bonito, sempre há por perto um local onde você pode comprar uma água e descansar após o treino.

5. Fique longe do calor: para treinar, escolha horários de temperatura mais amena e menor incidência do sol. No verão, o início da manhã e o fim de tarde são os momentos mais propícios para fazer atividades físicas ao ar livre. Se você não tem disponibilidade nesses horários, é melhor optar por correr na esteira, em um local climatizado. Lembre-se também de usar roupas leves e em cores claras, que não absorvam o calor.

6. Preste atenção na respiração: parece básico, mas é preciso lembrar de respirar direito durante os exercícios. Nos primeiros treinos, deixe a boca entreaberta. Assim, o organismo vai naturalmente eleger uma maneira adequada de inalar e exalar o ar.

7. Mantenha a postura: cuidado para não ficar sempre olhando para o chão. Olhe sempre para frente, deixe os ombros relaxados e o tronco ereto. Mexer os membros superiores de acordo com o ritmo da corrida também ajuda a manter o equilíbrio e diminuir o impacto nas articulações do joelho. E pise corretamente: primeiro, apoie o calcanhar, depois a planta do pé, e, por fim, a ponta.

8. Hidrate o corpo e coma antes de se exercitar: essa dica é fundamental para qualquer atividade física. Tome muita água, principalmente nos dias mais quentes. E nunca faça nenhum exercício físico com fome. Correr de estômago vazio pode prejudicar a queima de gordura e favorecer a perda de massa muscular.

9. Acrescente pequenas subidas: Depois que você pegar o ritmo e se sentir mais confiante com seu treino, inclua pequenas subidas. Elas vão ajudar a aumentar ainda mais a resistência do seu corpo.

10. Ouça música: uma playlist com suas músicas favoritas é sempre uma ótima companhia para o exercício. Se você não sabe o que incluir no mp3, escolha músicas animadas e com ritmo mais acelerado.

11_04_2013_115744

 

  • 35 minutos total.
  • caminhe por 5 minutos em ritmo moderado
  • trote 1 minuto
  • caminhe 2 minutos
  • repita isto até chegar aos 35 minutos
  • Termine com um bom alongamento.

Beijos queridos e bom treino!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s